Com o fim da janela partidária de 2022 na sexta-feira (1), o bloco dos partidos governistas terminou como o grupo partidário que registrou a entrada de mais deputados. Ao todo, PL, Republicanos e PP trouxeram para seus quadros 56 deputados.
O maior angariador de parlamentares é justamente o PL, puxado pela filiação de Bolsonaro em novembro do ano passado. Foram 33 cadeiras adicionadas desde o dia 3 de março, quando a janela começou. Agora, a nova sigla do presidente possui a maior bancada da Casa com 75 nomes.
Trocas de partido pelo país
Confira quais deputados federais de cada estado mudaram de sigla em 2022.
Pela lei, deputados federais só podem trocar de partido sem perderem o mandato durante a janela partidária – fora desse período, é preciso que o político entre com um processo para se desincompatibilizar e manter o cargo ao ir para um outro partido. Os apoiadores de Bolsonaro esperaram o início deste intervalo para migrar ao PL.
O movimento ocorreu também em outros partidos que integram o Centrão, como o Republicanos, do vice-presidente Hamilton Mourão, que assinou a ficha de filiação no dia 16 de março. Na esteira da entrada do general, 15 congressistas ingressaram na legenda, enquanto cinco saíram – com balanço final de 43 representantes.
Já o PP, do ministro da Casa Civil Ciro Nogueira, alavancou sua bancada da 4ª força na Câmara dos Deputados para a 2ª maior – atrás somente do PP de Bolsonaro, ao somar mais 13 integrantes e chegar a 56 parlamentares.

