Screenshot
TRÁFICO INTERNACIONAL DE BRASILEIROS
O Ceará está entre os cinco estados onde a Polícia Federal (PF) cumpriu, nesta terça-feira (16), 11 mandados de busca e apreensão durante operação contra uma organização criminosa suspeita de tráfico internacional de pessoas.
Segundo as investigações, a organização utilizava de sites de jogos esportivos para recrutar as vítimas, com a promessa de altos salários e oportunidades e empresas de jogos online. Ao serem enviados ao exterior, eram submetidos a jornadas exaustivas, retenção de documentos, restrição de liberdade, vigilância armada e imposição de dívidas.
Além do Ceará, também foram cumpridos mandados no Maranhão, Paraná, Santa Catarina e São Paulo. As ações fazem parte da Operação Dark Bet.
A PF também aplicou medidas cautelares pessoais e patrimoniais, como bloqueio e sequestro de bens e valores de mais de R$ 446 milhões dos investigados.
Duas plataformas de apostas (BET) foram retiradas do ar e foram realizadas 4 prisões temporárias.
As investigações se deram após a prisão de 109 pessoas na Nigéria, entre elas cinco brasileiros, suspeitos da prática que crimes cibernéticos. Os suspeitos teriam sido contratados por uma BET que opera duas plataformas no Brasil.
“A operação de hoje visa à coleta de provas, à interrupção das atividades criminosas e à responsabilização dos envolvidos, incluindo a apuração de crimes como tráfico internacional de pessoas para fins de exploração laboral, redução à condição análoga à de escravo, organização criminosa e outros delitos correlatos”, informou a PF.

