Screenshot
A nova campanha publicitária da Havaianas gerou uma onda de críticas entre apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro, que prometeram um boicote à marca após a participação da atriz Fernanda Torres em um vídeo divulgado nas redes sociais da empresa. Na propaganda, Torres afirma que não deseja que os brasileiros comecem 2026 “com o pé direito”, frase que bolsonaristas interpretaram como uma provocação política e uma indireta ao conservadorismo.
A atriz, que concorreu ao Oscar de Melhor Atriz por Ainda Estou Aqui, protagoniza o comercial em que brinca com expressões populares. “Desculpa, mas eu não quero que você comece 2026 com o pé direito. Não, não é nada contra a sorte…”, diz Torres no início do vídeo, antes de completar que deseja que as pessoas entrem no novo ano “com os dois pés”, na porta, na estrada, na jaca, ou “onde quiserem”.
A fala repercutiu entre apoiadores de Bolsonaro, que está preso, e que acusaram a Havaianas de promover “politização esquerdista” em pleno ano eleitoral. Nas redes sociais, a hashtag #HavaianasNoLixo ganhou força, com influenciadores e perfis alinhados à direita defendendo que consumidores conservadores deixem de usar os produtos da marca.
Um dos vídeos mais compartilhados foi o do influenciador Thiago Asmar, o Pilhado, que criticou duramente a campanha e conclamou seguidores a descartar sandálias da marca. “Que lixo o que fez a Havaianas. Se você é conservador, jogue sua Havaianas no lixo. A politização fajuta dessa propaganda com a Fernanda Torres num ano de eleição é absurda”, afirmou. Ele reforçou o apelo pedindo que seguidores publiquem vídeos justificando o boicote.
Após a repercussão negativa, o vídeo da campanha foi apagado dos perfis oficiais da Havaianas neste domingo (21). A marca ainda não se pronunciou publicamente sobre a remoção nem sobre as críticas de politização.

