
O Partido Socialista Brasileiro (PSB) do Ceará vai realizar nesta sexta-feira (03/10) ato de filiação do ex-prefeito do Eusébio Acilon Gonçalves e de prefeitos cearenses ligados ao líder regional. Com isso, a sigla pessebista passará a contar com mais de 70 gestores municipais, consolidando-se como a maior potência partidária no Estado, sendo seguida pelo PT, até então com 46 prefeitos, e o PSD, que elegeu 16 no pleito de 2024.
A solenidade acontece no município do Eusébio, a partir das 17h e contará com a participação do presidente estadual do PSB, Eudoro Santana, do senador Cid Gomes, do deputado federal Junior Mano e de lideranças políticas do Estado.
Além de Acilon, outros prefeitos irão se filiar aos quadros do PSB, dentre eles Bruno Gonçalves, de Aquiraz, que foi eleito pelo PRD e é filho de Acilon; GiordannaMano, de Nova Russas, também eleita pelo PRD e esposa do deputado federal Júnior Mano; Ana Afif , de Cascavel, eleita pelo Progresistas; Edim (PP), de Aracoiaba; Dr. Junior (PRD), do Eusébio, que é aliado do ex-prefeito da cidade; Marquinhos Tavares (PRD), de Itaitinga; e Dilmara (PRD), de Limoeiro do Norte.
Todos os prefeitos que foram eleitos pelo PRD vão deixar os quadros da nova sigla para se filiarem ao PSB. O objetivo de Acilon Gonçalves para 2026 é figurar entre os pretensos candidatos à Câmara Federal com o maior número de votos. Por isso, o ex-gestor municipal está levando todos aqueles prefeitos que são seus aliados na Região Metropolitana de Fortaleza.
Em 2024, o PSB elegeu 65 prefeitos, e passará a contar com 73 a partir desta sexta-feira, se consolidando como a maior força partidária do Estado. Outras agremiações podem fazer movimento semelhante até o próximo ano, como o Partido dos Trabalhadores (PT), legenda do governador Elmano de Freitas.
