Screenshot
ESTÃO COM MANDATOS CASSADOS
A Câmara dos Deputados cancelou os passaportes diplomáticos dos parlamentares com mandatos cassados Alexandre Ramagem e Eduardo Bolsonaro, ambos do PL. A decisão ocorreu após a Mesa Diretora da Casa votar pela cassação dos ex-deputados na última quinta-feira (18).
Eduardo Bolsonaro está nos Estados Unidos desde fevereiro deste ano, enquanto Ramagem deixou o país em setembro, após ser condenado por envolvimento na trama golpista que tentou manter Jair Bolsonaro no poder.
Os passaportes das esposas e dos filhos dos ex-deputados também foram cancelados. Os documentos devem ser devolvidos, já que são emitidos pelo Ministério das Relações Exteriores.
Eduardo perdeu o mandato por exceder o número de faltas permitidas. No caso de Ramagem, por estar fora do Brasil, entende-se que ele também teria ultrapassado o limite de ausências.
Eduardo se tornou réu no Supremo Tribunal Federal (STF) pelo crime de coação, após articular sanções contra autoridades brasileiras. A Corte aceitou a denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR), segundo a qual Eduardo teria buscado pressionar e intimidar ministros do Supremo.
Ramagem foi condenado a 16 anos e um mês de prisão por tentativa de golpe de Estado. Segundo a Polícia Federal, ele teria tentado usar o passaporte diplomático para sair do país. O ministro Alexandre de Moraes, do STF, deu início ao processo de pedido de extradição de Ramagem aos Estados Unidos.

