O Outubro Rosa vai muito além da conscientização sobre o câncer de mama, mas também simboliza a força, a coragem e a capacidade de superação das mulheres, valores que se refletem no empreendedorismo feminino cearense.
No Ceará, milhares de mulheres transformam sonhos em negócios, enfrentando obstáculos que vão desde o acesso ao crédito e à capacitação até a dupla jornada entre a casa e o trabalho. São artesãs, agricultoras, costureiras, profissionais da beleza, do comércio e dos serviços, que movimentam a economia inspiram novas gerações no Interior e na Grande Fortaleza.
“As mulheres têm uma característica que elas gostam de trabalhar em rede, participar de grupos. Então, tem muitos grupos independentes mesmo de mulheres que se apoiam para empreender. Então, buscar o que tem na sua região, na sua cidade, relata Mônica”
Dados do Sebrae mostram que as mulheres já representam mais de 40% dos pequenos empreendimentos no estado, mas ainda enfrentam dificuldades estruturais — especialmente na formalização e na gestão financeira. Apesar disso, o olhar feminino tem gerado inovação, sensibilidade social e impacto positivo nas comunidades.

