Em votação simbólica, os senadores aprovaram, esta semana, o projeto que institui a data de 12 de março como o Dia Nacional em Homenagem às Vítimas de Covid-19 no Brasil. A data escolhida é porque em 12 de março foi registrada a primeira morte pela doença no país.
A relatora da proposta, senadora Simone Tebet (MDB-MS), explicou que o dia não será considerado um feriado. Ela disse ainda que não será um dia para homenagear apenas as vítimas da doença e sim os familiares e os profissionais de saúde.
Simone Tebet lembrou também das mortes dos senadores, que foram vítimas da Covid. O senador Major Olimpio, Arolde de Oliveira e José Maranhão.
Ao ler o relatório, a senadora fez também uma homenagem às pessoas que ainda sofrem com as sequelas da doença.
Os senadores Rogério Carvalho (PT-SE) e Humberto Costa (PT-PE), signatários do texto, mencionaram o elevado número de mortes de covid-19 no país e lembraram que “cada uma dessas vidas perdidas importa muito e jamais as esqueceremos”. Eles enalteceram os esforços dos profissionais de saúde no combate à covid, avaliando que “o Sistema Único de Saúde (SUS) mostrou resiliência e não há dúvidas de que, sem um sistema público e gratuito que atendesse o povo brasileiro, tudo teria sido muito pior”.
O Brasil já registrou mais de 611 mil mortes pela Covid-19. Agora a proposta de criação do Dia Nacional em Homenagem às Vítimas de Covid-19 vai ser analisada na Câmara dos deputados.