Screenshot
SOFREM MESMAS PUNIÇÕES CONDUTORES
ALCOOLIZADOS
A Lei Seca, que tornou mais rigorosas as punições para motoristas flagrados dirigindo após o consumo de bebidas alcoólicas, completou 18 anos neste mês.
Sancionada em 2008 e incorporada ao Código de Trânsito Brasileiro (CTB), a legislação é considerada um marco na segurança viária e, juntamente com ações de fiscalização conscientização, tem contribuído para a redução do número de mortes no trânsito.
Entre janeiro e maio deste ano, a Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) realizou 347 operações de fiscalização em Fortaleza, resultando em 32.528 abordagens a condutores.
Do total, 31.125 motoristas foram submetidos ao teste do etilômetro. Apenas três exames apresentaram resultado positivo para a ingestão de álcool.
Outros 1.264 condutores se recusaram a realizar o teste do bafômetro. Embora a recusa seja um direito do motorista, ela gera as mesmas penalidades administrativas aplicadas a quem é flagrado dirigindo sob a influência de álcool, como pagamento de multa, suspensão do direito de dirigir por 12 meses e retenção do veículo.
Em Fortaleza, o número de óbitos registrados em ruas e avenidas caiu 50% desde que a Lei Seca entrou em vigor, segundo a AMC. O órgão destaca que a redução também está relacionada a outras ações de fiscalização, educação para o trânsito e engenharia de tráfego.
ALERTA:
ALERTA:
O consumo de álcool compromete a capacidade de direção. Motoristas que bebem antes de dirigir tendem a apresentar reflexos mais lentos, menor coordenação motora e dificuldade de concentração, o que aumenta a probabilidade de cometer infrações de trânsito, como excesso de velocidade e não uso do cinto de segurança, além de se envolver em acidentes, inclusive com vítimas fatais.

