Em sua mensagem à Câmara Municipal de Eusébio na abertura dos trabalhos legislativos de 2021, o prefeito Acilon Gonçalves reafirmou que esse novo mandato trará uma nova forma de administrar. “Estamos fazendo de tudo para rejuvenescer a administração para que ela possa atender mais rápido as pessoas. Quero agradecer todos os moradores do Eusebio que são representados por vocês, pela paciência com o atual momento. Esperamos que no máximo em três meses possamos organizar todos os setores, para termos 45 meses de uma administração resolutiva e imediatista”, afirmou.
Disse que nesse primeiro semestre, a gestão vai focar principalmente na reestruturação dos serviços, respeitando todas as medidas sanitárias, que passam a afetar dia após dia o município. “Começamos o ano com a sensibilidade que não existia mais uma grande pandemia no Eusébio, mas hoje estamos convencidos que ela está voltando nos mesmos patamares de 2020. Cabe a nós nos anteciparmos a todas as ações contra o coronavírus, para que possamos ter bons resultados”, pontuou.
O prefeito afirmou que aproveitou o final de semana para visitar a UPA e o Hospital Amadeu Sá e anunciou a reativação dos leitos para pacientes com Covid-19. “Na UPA passaremos de cinco para 10 leitos e no Hospital Amadeu Sá teremos 10 leitos com respiradores e 10 leitos para atendimentos clínicos, com isso. estaremos preparados para um possível aumento de casos e iremos torcer e trabalhar na atenção básica para que esse aumento de casos não aconteça”, asseverou.
Educação
Com relação a Educação disse que a administração está trabalhando para o retorno seguro das aulas presenciais, respeitando as regras sanitárias. Segundo ele, uma sala de 45 alunos será dividida em três salas de 15 e as que não puderem retornar, ainda, terão aulas 100% online. Frisou que no Desenvolvimento Social, todas as atividades estão cumprindo os rigores dos protocolos sanitários e em breve estará retornando as visitas com o objetivo de solucionar cada um dos casos com a rapidez que merecem.
Na área de infraestrutura destacou que a gestão está realizando todos os processos licitatórios, para deslanchar com o maior número de obras neste ano. Disse que nesse primeiro semestre vai inaugurar o Centro Especializado em Reabilitação (CER), por todo mês de abril e entregar as duas etapas da reforma do Hospital Amadeu Sá, até 30 de junho. Outras obras, em andamento, que devem ser inauguradas neste semestre são: o Centro de Educação Infantil do Parque Havaí e a Escola da Lagoinha, que está sendo ampliada e reformada.
Quanto ao CEI Maria Tavares, do bairro Santo Antônio, disse que deverá ficar para o segundo semestre, apesar da gestão está trabalhando para acelerar as obras. “Essa é a forma que estamos trabalhando, A rapidez será a tônica nesses quatro anos. A eleição que ocorreu no dia 15 de dezembro atrasou nosso planejamento, mas estamos trabalhando com muita responsabilidade. Precisamos ter calma para que as alterações sejam corretas. Até sábado estarei junto com os vereadores para conversar sobre os problemas da cidade”.
Vacina
Sobre a vacina contra Covid-19, Acilon disse que é possível que tenhamos a totalidade de doses somente entre agosto e setembro e até lá, elas serão liberadas por lotes. “Até agora, só foram vacinados 244 idosos dos 500 que temos e 100 abrigados dos 200 existentes. Os profissionais foram 1.144 vacinados. Estamos conseguindo um lote extra para vacinar todos os profissionais da UPA e Amadeu Sá, e estamos trabalhando para ter vacina para os que atuam na Saúde Básica. Temos que manter os cuidados, manter o distanciamento, usar álcool gel e nos primeiros sintomas procurar a Saúde Básica”, comentou.
Acilon disse que nesta terça-feira estará realizando uma reunião virtual com especialistas para discutir um novo protocolo medicamentoso, para distribuir com as pessoas positivadas. “Tem muito Fakes News sendo disseminados em redes sociais sobre os medicamentos, por isso temos que ter responsabilidade e sensibilidade para usar os medicamentos que fazem bem e os que não fazem mal. Estamos trabalhando para termos as vacinas dentro da distribuição proporcional que o Estado está disponibilizando e vacinando os grupos de risco indicados pelo Ministério da Saúde e Secretaria de Saúde do Estado”, ressaltou. Quanto aos testes para Covid-19 disse que todas as unidades básicas estão sendo preparadas para coletar os exames, além de terem sido disponibilizadas duas unidades volantes.