O governador do Ceará, Camilo Santana (PT), anunciou na noite desta quarta-feira (03), que a partir de meia-noite desta quinta-feira (04), Fortaleza estará com medidas mais rígidas. A medida também está sendo recomendada em outros municípios que estão em estado grave. Com isso, está proibida a circulação de pessoas e só poderão funcionar as atividades essenciais. A decisão vale por 14 dias.
“Repito: a situação é grave e necessita do apoio de todos para que possamos superar esse momento, protegendo os cearenses e salvando vidas. Continuamos firmes nessa luta e vamos vencer”, reforçou Camilo.
A informação foi repassada pelo governador ao lado do prefeito de Fortaleza, José Sarto (PDT), e do Secretário de Saúde do Ceará, Dr. Cabeto. Nesta quinta-feira (04), será publicado um decreto com todos os detalhes. As vacinas que estão chegando no Ceará, do Butantan e da Fiocruz, ainda não insuficientes para imunizar.
Camilo também comentou a ampliação das UTIs em todo Estado e destacou que a abertura de novos leitos não está sendo suficiente para frear a pandemia no Ceará.
O prefeito de Fortaleza, José Sarto, disse que, em janeiro e fevereiro, o número de leitos foi ampliado ainda mais em 2021, em comparação com o ano passado. O secretário de saúde, Dr. Cabeto, reforçou que as medidas rigorosas tem como objetivo frear o aumento dos casos. “Todos nós sabemos que e medida mais eficaz é a vacinação”, destacou.
Os casos estão aumentando cada vez mais e fevereiro de 2021 aparece como o mês com maior número de mortes por Covid-19, sendo o mês mais letal da pandemia, desde agosto de 2020.
O Brasil teve hoje (3) o maior número de mortes registradas em um dia durante toda a pandemia. Em 24 horas, as autoridades de saúde registraram a morte de 1.910 pessoas por complicações da covid-19.