Dos 184 municípios do Ceará, apenas um vacinou menos da metade da população contra a Covid-19, segundo a Secretaria da Saúde do Estado (Sesa). O município de Catarina, na região do Sertão dos Inhamuns, vacinou 45,5% dos moradores com segunda dose ou dose única até hoje. Os dados foram repassados nesta terça-feira, 7, ao O POVO.
Procurada pelo O POVO, a secretária da Saúde de Catarina, Valéria Rodrigues, negou que falte mais da metade da população para vacinar. Segundo ela, a meta estipulada para o município é duas vezes maior do que o número de pessoas da cidade que está cadastrada para receber a vacina. Catarina tem 11 mil pessoas aptas para receber a vacina, e não 21 mil, como está na meta vacinal da cidade, conforme a secretária.
“As pessoas aptas já receberam. Os nossos termos de recusa são pouquíssimos, praticamente insignificantes. A população já tem a primeira, a segunda dose e inclusive na terceira dose já estamos aplicando no público geral. O município tá bem adiantado na vacinação”, disse Valéria.
Valéria conta que já mandou um ofício para a secretaria estadual da Saúde explicando a situação e aguarda resposta da pasta.
De acordo com o secretário da Saúde do Estado, Marcos Gadelha, oito municípios estavam em situação de baixa cobertura vacinal até a semana passada. O titular explicou que as macrorregiões que mais têm dificuldades com a adesão de vacina são o Litoral Leste e o Sertão Central.
“Mas não dá nem pra gente falar em região, porque a região é um conjunto de municípios. Dentro daquela região de saúde, pontualmente, a gente tem um município que tem indicador ruim”, aponta.
Conforme os dados da secretaria, a maioria dos municípios do Estado está com cobertura vacinal entre 50% e 80% da população. As informações completas sobre a cobertura vacinal das cidades cearenses não foram repassadas, pois devem ser divulgadas apenas na live do secretário agendado para a sexta-feira, 10.
“A maioria dos municípios tem trabalhado bem e tem tido uma boa cobertura vacinal. O que a gente tem que fazer é apoiar aqueles municípios que têm dificuldade, ouvir dos gestores quais são essas dificuldades, e isso a secretaria tem feito”, afirma Gadelha. Reuniões presenciais com gestores da saúde dos municípios foram realizadas, segundo o titular.
O secretário foi ainda convidado do programa O POVO no Rádio, da rádio O POVO CBN.
Reunião decide sobre antecipação da D3 em outros municípios
Fortaleza anunciou a antecipação da dose de reforço para a população da Capital. Quem tomou a segunda dose da vacina há quatro meses já pode tomar a D3. Antes, o intervalo entre as doses era de cinco meses. Comissão discutirá a antecipação também para os outros municípios do Ceará nesta terça-feira.
Marcos Gadelha afirma que foi solicitada uma pauta extraordinária para tratar do assunto. Caso seja aprovada a resolução que permite a antecipação, os municípios poderão realizar a diminuição do prazo. O secretário afirma que “vê com bons olhos” a antecipação do prazo.

