Aquiraz, Eusébio e Horizonte, na Grande Fortaleza, recebem doses da Pfizer

Aquiraz, Eusébio e Horizonte, na Grande Fortaleza, recebem doses da Pfizer

O estado do Ceará distribuiu nesta segunda-feira (24) doses da vacina Pfizer contra a Covid-19 para os municípios de Aquiraz, Eusébio e Horizonte, na Região Metropolitana de Fortaleza. A informação foi divulgada na tarde desta terça-feira (25) pela Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa). 

As primeiras distribuições da vacina enviada pelo Ministério da Saúde foram destinadas inicialmente às capitais dos estados. Na quarta-feira (26), haverá visita técnica em Sobral para avaliar as condições da cidade para receber o imunizante, que exige armazenamento a baixíssimas temperaturas.

O envio da vacina para o interior vai ocorrer de forma gradativa entre os municípios, seguindo critérios estabelecidos para a finalidade. Após a última distribuição realizada ao município de Fortaleza, o estado iniciou a ampliação utilizando o saldo remanescente para atender aos municípios elegíveis a receber a vacina. 

Os municípios que manifestaram interesse e atendem aos requisitos da norma técnicarelacionada à vacina Pfizer receberam visita técnica da equipe da Central Estadual de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos (Ceadim)/Célula de Imunização (Cemun) para verificar as condições de armazenamento e transporte locais.

O transporte para os municípios fora da Região Metropolitana de Fortaleza é feito por aeronaves do estado, nas rotas de distribuição já consolidadas desde o início da vacinação. 

Atualmente, 26 cidades manifestaram interesse e se encontram elegíveis a receber as doses segundo pactuação em Comissão Intergestores Bipartite (CIB – 55/2021). Os municípios de Caucaia, Canindé, Crateús, Itaitinga, Icó, Quixadá e Tauá ainda precisam de adequação de estrutura e logística. 

Grupos prioritários

As doses da Pfizer nas cidades do interior devem ser destinadas aos grupos prioritários de gestantes e puérperas. O estado do Ceará amplia o número de municípios aptos a fazer a vacinação, seguindo os critérios de armazenamento e distribuição. Toda a logística é executada pela Ceadim. Os municípios elegíveis receberam treinamento para estarem aptos a executar manuseio, transporte e aplicação do imunizante. 

Com a perspectiva de chegada breve de novas remessas de vacina da Pfizer, o intuito do estado é ampliar o número de municípios beneficiados.