Auditores do TCU pedem para inspecionar Palácio do Planalto em busca de provas sobre Orçamento Secreto

Auditores do TCU pedem para inspecionar Palácio do Planalto em busca de provas sobre Orçamento Secreto

A área técnica do Tribunal de Contas da União (TCU) afirmou ter encontrado indícios de irregularidades envolvendo a transparência e os critérios para a distribuição de recursos por meio de emendas do relator-geral pelo governo Jair Bolsonaro. Com o objetivo de aprofundar as investigações sobre o orçamento secreto. uma investigação foi solicitada na Presidência da República. 

Quem conduz a investigação do orçamento secreto é a Secretaria de Controle Externo da Administração do Estado do Tribunal de Contas da União. O relator é o ministro Raimundo Carreiro, a quem cabe autorizar ou não.

A inspeção é uma das ações que o tribunal adota para apurar denúncias. Funciona como uma espécie de auditoria, em que os técnicos requisitam documentos, cruzam dados e questionam os responsáveis de cada setor sobre eventuais dúvidas. 

Diferentemente de uma investigação formal do Ministério Público ou da Polícia Federal, porém, o tribunal não pode apreender computadores ou tomar depoimentos.

Se autorizada, a inspeção poderá abranger a Casa Civil, a Secretaria de Governo e a Secretaria-Geral da Presidência, ministérios que funcionam no Palácio do Planalto e são considerados a “cozinha” do governo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *