O governador Camilo Santana (PT) anunciou na manhã desta quinta-feira (23) um Centro de Dados (data center) da Amazon Web Services, empresa de tecnologia da Amazon, em Fortaleza, no Ceará.
A empresa mantém atualmente a infraestrutura apenas em São Paulo e no Rio de Janeiro. “O empreendimento, além de gerar empregos aos cearenses, vai possibilitar uma redução de até 18% na latência (tempo de reação) dos dados, aprimorando uma série de serviços aos clientes”, disse Camilo.
Na live realizada nas redes sociais do governador, o diretor-geral para o Setor Público da AWS, Paulo Cunha, reforçou que o investimento vai permitir melhor qualidade e experiência aos clientes, “levando o benefício da computação em nuvem para cada vez mais próximo”.
Camilo lembrou que as tratativas já vinham ocorrendo há algum tempo. “O Estado hoje é o segundo maior ponto de conectividade do planeta com seus cabos de fibra ótica”.
Nos últimos meses, a Amazon já se fez presente no Ceará com o anúncio de um Centro de Distribuição em Itaitinga, na Região Metropolitana de Fortaleza.
NEGOCIAÇÕES
As negociações com a Amazon Web Services para a instalação do data center no Estado vinham se estendendo há alguns anos e acabaram esfriando durante a pandemia.
Em visita na última semana às instalações da Ellalink, em Fortaleza, o governador havia dito que “novidades poderiam ser anunciadas em breve”.
CAPACITAÇÃO
Para esses e outros projetos na área de tecnologia que consolidam o Estado como hub de telecomunicações, o Governo do Ceará deve anunciar novos programas de capacitação de mão de obra.
A ideia é que esses cursos possam suprir a demanda por profissionais desse novo mercado que vem se fortalecendo.