Os cemitérios de Fortaleza, região metropolitana e interior do estado têm movimentação intensa na manhã desta terça-feira (2), Dia de Finados. O cemitério São João Batista, no Centro da capital cearense recebe um bom número de boas desde as primeiras horas do dia. No local está programada a realização de quatro missas até o fim da tarde: 10h, 14h e 16h.
A advogada Maria Torres, de 57 anos, estava com a irmã para homenagear os entres queridos sepultados no Cemitério Jardim Metropolitano, no município de Eusébio. Ela veio prestar homenagem ao irmão, morto durante a Covid-19.
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) realiza ações de orientação na BR-020 no trecho onde fica localizado o cemitério Jardim Metropolitano. A orientação é para que os motoristas evitem fila dupla na rodovia e dirijam com cautela. “Fizemos um trabalho de mapeamento nos locais onde há acidentes e fizemos o bloqueio de retornos para evitar colisões e infrações”, disse o inspetor Pedro Matias.
“Estamos rezando por todos que faleceram principalmente pelos que morreram vítimas da Covid-19. Também pedimos por aqueles que ainda estão doentes. Não podemos viver sem essa esperança na ressurreição e na graça de Deus, sem isso não conseguimos passar por dias tão difíceis”, disse emocionada.
Cemitério do Bairro Bom Jardim tem movimentação tranquila nas primeiras horas da manhã desta terça-feira (2) — Foto: Halisson Ferreira
No Cemitério Municipal do Bom Jardim a movimentação foi mais tranquila. No local, os visitantes depositaram flores, acenderam velas e fizeram orações junto aos túmulos dos parentes falecidos.
Em Sobral, no norte do Ceará, no Cemitério São Francisco que tem 1500 túmulos a movimentação é também é intensa nesta manhã. São 33 cemitérios na cidade e nos distritos, as visitas estavam abertas desde 30 de outubro para evitar aglomerações.
Em Juazeiro do Norte, no cariri cearense, fiéis acompanham as missas na Capela do Socorro desde as 6h da manhã. Com restrição de 80% da capacidade na capela, muitos assistiram à celebração na área externa da igreja. Durante o dia, os católicos poderão visitar o túmulo de Padre Cícero que fica no local. Hoje é o último dia da Romaria de Finados que atrai fiéis de outras cidades da região
Orientações para visita aos cemitérios públicos
Cemitério Parque Bom Jardim terá horário expandido
Para evitar aglomerações, o Cemitério do Bom Jardim funcionará nesta segunda-feira até 17h. Já no feriado, na terça-feira, o equipamento abrirá os portões a partir das 6h e fechará às 18h.
O Cemitério tem a expectativa de receber a visitação de cerca de 10 mil pessoas no período. No equipamento, haverá um efetivo de 26 servidores atuando na recepção e apoio administrativo. No entorno, haverá ainda a autorização de 26 barracas para comércio de lanches e artigos religiosos e fúnebres. Na terça-feira, duas missas serão celebradas, às 7h e às 16h, na Capela Interna do Campo Santo.
Cemitério de Messejana
O Cemitério de Messejana abrirá nesta segunda e terça-feira, das 7h às 17h. Os visitantes deverão tomar os mesmos cuidados e o ingresso só será permitido com uso de máscara e o distanciamento social.
O espaço recebeu serviços de podas de árvores, capina, varrição, pintura nos meios-fios e corredores, além da remoção de resíduos sólidos nas áreas próximas aos túmulos e nas vias de acesso. A expectativa é uma média de duas mil visitas diárias no período.
Cemitério do Mucuripe
O Cemitério da Mucuripe estará aberto à visitação na segunda-feira até às 17h, mediante solicitação no portão do equipamento nos próprios dias. Já na terça-feira, os portões estarão completamente abertos, das 5h30 às 19h. Os mesmos cuidados sanitários como o uso de máscara e manutenção do distanciamento social deverão ser tomados pelos visitantes. São esperados cerca de três mil visitantes.
Cemitério da Parangaba
No cemitério da Parangaba a visitação no local será liberada na terça-feira, das 8h às 17 horas. Entre 2 e 3 mil pessoas devem visitar o espaço.
Cemitério do Antônio Bezerra
O cemitério do Antônio Bezerra abrirá segunda-feira até às 17h. Já na terça-feira, vai abrir das 6h às 18h. O local tem uma estimativa de receber até 3 mil pessoas para visitação.