Milhares de pessoas que querem tirar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), mas estão impedidas por conta dos custos para realizar este procedimento, aguardam o lançamento de um novo programa do Governo do Ceará. Por isso, o governador Camilo Santana vem falando, constantemente ,sobre o projeto CNH Popular, respondendo à população que tem questionado sobre o início das inscrições.
Anteriormente, na última terça-feira (28), o líder do Executivo já havia informado que o programa seria lançado neste mês de outubro. Hoje, em uma transmissão ao vivo nas redes sociais, o governador voltou a falar sobre o projeto quando foi questionado por uma seguidora.
Primeiramente, Camilo Santana reforçou a meta de lançar o programa ainda nesta primeira quinzena do mês de outubro. Segundo ele, as inscrições no programa CNH Popular deverão começar até a sexta-feira da próxima semana, dia 15 de outubro. Além disso, o governador também falou sobre os detalhes desta nova edição do projeto.
“Lembrando que são 20 mil novas vagas”, reforçou Camilo Santana. “Estamos dobrando o número de carteiras populares gratuitas para a população”.
Ele falou, ainda, que em 2021 o projeto CNH Popular vai abrir inscrições para quem quer tirar a habilitação de categoria B, que autoriza a condução de carros. Além disso, quem tirar a carteira para motos vai ganhar um capacete, um projeto que tem como finalidade trazer mais segurança para o trânsito no Ceará.
Quem poderá participar das inscrições da CNH Popular?
Este benefício é voltado apenas para as pessoas que ainda não possuem a CNH em nenhuma categoria. Nas edições anteriores do programa, os contemplados precisaram atender aos seguintes pré-requisitos:
- Ser maior de 18 anos;
- Ser alfabetizado;
- Possuir Cadastro de Pessoa Física (CPF);
- Não estar judicialmente impedido de tirar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH);
- Comprovar domicílio no Estado do Ceará;
Além disso, é preciso estar enquadrado em uma das seguintes situações:
- Beneficiários do Programa Bolsa Família;
- Alunos matriculados há mais de 06 (seis) meses na rede pública de ensino fundamental e médio, bem como em cursos públicos profissionalizantes, e que comprovem bom desempenho escolar;
- Pessoas egressas do sistema penitenciário, de acordo com os requisitos estabelecidos em Portaria da Superintendência do DETRAN/CE;
- Pessoas com deficiência;