A Secretaria da Fazenda do Ceará (Sefaz-CE) liberou nesta segunda-feira (3) os boletos para pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículo Automotor (IPVA) em 2022. Contudo, o aplicativo Meu IPVAvem apresentando problemas ao não contabilizar o desconto do programa Sua Nota Tem Valor.
De acordo com a assessoria de comunicação do órgão, o app passa por um problema técnico e a equipe responsável está fazendo uma atualização para que o desconto seja concedido. Porém, ainda não há previsão de quando isso deve ser restabelecido.
A orientação da Sefaz, portanto, é de que os contribuintes que desejam efetuar o pagamento com o desconto emitam o boleto pelo site da secretaria.
Saiba como emitir o boleto
- Acesse o site da Sefaz-CE neste link
- Na aba “Imposto”, clique em “Emitir DAE IPVA”
- Preencha os boxes com as informações necessárias (Chassi, Placa e Renavam)
- Clique em “Pesquisar” e será redirecionado para uma página com informações do veículo e do pagamento do imposto
- Caso queira fazer o pagamento à vista, clique em “Imprimir Cota Única”
- Para quem vai optar pelo parcelamento, selecione o número da parcela e “Imprimir DAE”.
O site ainda oferece a opção de imprimir o carnê, ou seja, os boletos com as parcelas de todos os meses.
Pagamentos com descontos
Em 2022, o IPVA terá desconto de 10% para pagamento à vista ou 5% para pagamento feito em até cinco parcelas mensais e sucessivas, conforme aprovado pela Assembleia Legislativa.
Há ainda até 5% adicionais para quem aderiu ao desconto do Sua Nota Tem Valor. O prazo para acúmulo de pontos encerrou-se no fim de novembro.
Os cidadãos cadastrados no programa podem conferir o desconto disponível pelo site ou App do Sua Nota Tem Valor, na opção “Pontuação IPVA”.
Veja o calendário de pagamento
- Parcela única (desconto de 10%): 31 de janeiro
- 1ª parcela: 10 de fevereiro
- 2ª parcela: 10 de março
- 3ª parcela: 11 de abril
- 4ª parcela: 10 de maio
- 5ª parcela: 10 de junho
A parcela única, com desconto de 10%, vencerá no dia 31 de janeiro de 2022, conforme o calendário de pagamentos do imposto. A tabela de valores do IPVA 2022 pode ser conferida neste link.
Em 2022, cerca de 2,34 milhões de veículos serão tributados. O Estado deve arrecadar R$ 1,45 bilhão. Do total recolhido, 50% pertencem ao Tesouro Estadual. Os outros 50% são destinados aos municípios onde os veículos estão licenciados.
O IPVA 2022 teve forte alta diante da valorização de 21,3% no valor venal dos veículos, conforme a tabela Fipe, que serve de parâmetro para o cálculo do imposto. Não houve alteração nas alíquotas do tributo.