Em meio a trocas de acusações, deputados aprovam pedido de imagens sobre motim da PM na CPI

Em meio a trocas de acusações, deputados aprovam pedido de imagens sobre motim da PM na CPI

Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) das Associações Militares, na Assembleia Legislativa do Ceará, aprovou novos requerimentos, nesta terça-feira (14), em meio a bate-boca entre parlamentares. 

O deputado Soldado Noelio (Pros) resgatou a discussão da semana passada, também no colegiado, a respeito da CPI das Facções – comissão que Noelio defende a instalação. Segundo o parlamentar, durante a última reunião da CPI das Associações Militares teria sido falado que ele “esqueceu” o assunto.

Ele rebateu a acusação, que chamou de “mentira”. Em sequência, o deputado Elmano de Freitas (PT) – que foi quem fez a afirmação – respondeu. “Quem falou que o deputado Noelio esqueceu, fui eu. Como ele disse que é uma ‘mentira’, eu me sinto na obrigação de responder”, disse. 

O petista reforçou que Noelio iniciou a articulação para instalar a CPI das Facções apenas “após o anúncio da instalação da CPI das Associações Militares. Vossa Excelência está mentindo”, completou Elmano.

Fora do microfone, Noelio passou a responder. “Você é mentiroso”, repetiu Noelio. “Eu digo na sua cara: você está mentindo de forma descarada”, respondeu Elmano.

A troca de acusações continuou até a interferência do presidente da comissão Salmito Filho (PDT). 

DADOS DAS ASSOCIAÇÕES MILITARES

Requerimento de autoria da deputada Augusta Brito (PCdoB) pede novos dados a seis Associações Militares do Ceará – já citadas anteriormente em outros requerimentos. O documento pede “o envio do total de associados e o valor arrecadado, a título de contribuição (mensalidade)” por cada entidade. 

São elas: Associação dos Oficiais da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (ASSOF), Associação dos Subtenentes e Sargentos PM/BM do Estado do Ceará (ABSS), Associação de Praças da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (ASPRAMECE), Associação das Praças do Estado do Ceará (ASPRA-CE), Associação dos Profissionais de Segurança (APS) e Associação das Praças da Região do Cariri (ASPRAC).

Outro requerimento aprovado solicita, à Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Estado do Ceará (SSPDS), números detalhados de violência no Estado. Foram pedidos dados comparativos de dois períodos janeiro de 2012 – mês da 1° greve de agentes de segurança – em comparação a janeiro de 2011; e fevereiro de 2020 em comparação a fevereiro de 2019. 

PEDIDO DE IMAGENS

Requerimentos aprovados pelos parlamentares pedem imagens das câmeras de segurança para ter mais informações sobre o que ocorreu durante a paralisação dos agentes de segurança. 

Motim PM
Legenda: A escola localizada no bairro Antônio Bezerra foi ocupada durante motim da PM em fevereiro de 2020Foto: Gustavo Pellizzon

Foram solicitadas cópias de imagens da Escola de Ensino Fundamental e Médio José Bezerra de Menezes, no bairro Antônio Bezerra. O lugar foi ocupado por policiais amotinados durante o motim entre os dias 24 de fevereiro e 3 de março de 2020. 

Cópia de imagens do período da paralisação também foram solicitadas à Prefeitura de Sobral. No texto, é pedido “em especial os ataques aos comerciantes da cidade”. O município da região Norte foi palco de um dos episódios mais emblemáticos do motim: a tentativa do senador Cid Gomes de entrar, com uma retroescavadeira, em um quartel ocupado por amotinados e, na sequência, o ex-governador sendo baleado. 

Também foram solicitadas as imagens da Assembleia Legislativa do Ceará referente às manifestações realizadas por policiais no entorno da AL-CE entre 2019 e 2020. O prazo dado para o envio destas imagens foi de 10 dias.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *