Em visita ao Ceará, ministro da Saúde cobra colaboração dos estados no andamento da vacinação contra covid-19

Em visita ao Ceará, ministro da Saúde cobra colaboração dos estados no andamento da vacinação contra covid-19

O ministro da Saúde do Governo Federal participou de um evento na manhã desta quinta-feira (12) no município de Sobral, distante 230 km de Fortaleza, no Ceará. Durante a entrevista coletiva, Marcelo Queiroga cobrou a colaboração dos estados no andamento da vacinação contra a covid-19 no País.

Questionado sobre doses de vacinas retidas pelo Ministério da Saúde, Queiroga reforçou os números da imunização contra o coronavírus no Brasil. “Nós já temos 70% da população brasileira acima dos 18 anos vacinada com uma dose. E mais de 30% [foram] vacinados com as duas doses. Então, se tem vacina retida, é no braço do povo brasileiro”, afirma.

Durante a sua fala, o ministro ressaltou que a distribuição dos imunizantes segue um cronograma previamente estabelecido e que não há uma preferência na entrega de vacinas entre os estados. Porém, Queiroga também cobrou que os estados colaborem neste processo de imunização da população.

“Se os estados todos colaborassem com a gestão do PNI [Plano Nacional de Imunização], que é feita de maneira tripartite, nós iríamos bem, como estamos indo, mas sem tanto calor. Nós não precisamos de calor. Quando eu assumi o Ministério, eu disse: nós não precisamos de calor. Nós precisamos de luz, nós precisamos angariar confiança do povo brasileiro”, disse o ministro da Saúde.

Visita do ministro da Saúde ao Ceará

Marcelo Queiroga está visitando a Santa Casa de Misericórdia e o Hospital do Coração, os dois em Sobral, acompanhado de outras pessoas, como a Dra. Mayra Pinheiro, secretária de Gestão do Trabalho e Educação do Ministério da Saúde. O evento é a inauguração de novos serviços para usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), como uma Usina de Oxigênio, a nova estrutura do serviço de Quimioterapia e o Acelerador Linear de Partículas instalado no serviço de Radioterapia. Este equipamento faz parte de uma doação do Ministério da Saúde.

Segundo o ministro, o Governo Federal investiu R$ 4,5 milhões na compra do acelerador de partículas que foi entregue aos cearenses. Além disso, ele falou sobre uma Medida Provisória que está aguardando aprovação para destinar cerca de R$ 2 bilhões na melhoria dos serviços das Santas Casas em todo País.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *