O Ensino Médio das escolas brasileiras terão uma nova disciplina obrigatória a partir de 2022. A nova matéria vai se chamar “Trabalho e Projeto de Vida” e tem como finalidade incentivar os jovens a pensar sobre o futuro e a carreira que desejam seguir.
A disciplina faz parte das mudanças que foram propostas pelo Novo Ensino Médio, projeto que foi aprovado durante o governo do presidente Michel Temer. Escolas e instituições de ensino da rede pública de todo o País precisam realizar esta e outras adaptações, como o fato de que o aluno, agora, terá algumas disciplinas optativas e outras obrigatórias.
A matéria “Trabalho e Projeto de Vida” busca trabalhar o lado social, profissional e cognitivo dos estudantes, para que eles consigam se organizar e responder a questionamentos comuns dessa fase da vida, como quem são e onde desejam chegar.
Em São Paulo, esta nova disciplina já e as outras mudanças na Base Nacional Comum Curricular já foram implantadas neste ano de 2021 e os estudantes passam pela adaptação.
Mudanças no Ensino Médio em 2022
A partir de 2022, o Ensino Médio será dividido em duas partes. Cerca de 60% da grade será ocupada pela Formação Geral Básica (FGB), com disciplinas que seguem áreas do conhecimento propostas pela Base Nacional Comum Curricular. O restante, 40%, será de oficinas, projetos e núcleos de estudo que vão aprofundar os temas que foram tratados na Formação Geral Básica.
Além disso, o Novo Ensino Médio terá uma carga horária maior, passando de 800 para 1.000 horas anuais, fazendo com que o estudante fique em tempo integral na escola.