Eusébio renova termo de adesão ao programa do leite e beneficia 250 famílias

Eusébio renova termo de adesão ao programa do leite e beneficia 250 famílias

A Prefeitura de Eusébio assinou, nesta quinta-feira (01), o Termo de Adesão ao Programa de Aquisição de Alimentos – Modalidade Leite, em atendimento a uma convocação da Secretaria de Desenvolvimento Agrário do Ceará (SDA). O novo contrato tem início previsto para este mês de julho e investe na segurança alimentar e nutricional de pessoas de baixa renda. Segundo o prefeito Acilon Gonçalves, essa é mais uma forma de manter os benefícios para a população que mais precisa.

De acordo com a Secretaria de Desenvolvimento Agrário, novo contrato investe no total R$ 16.769.958,73 na segurança alimentar e nutricional de pessoas de baixa renda, além de gerar renda no campo. “Nesse período de pandemia e crise econômica e social, é fundamental que esse alimento possa chegar à mesa das famílias eusebienses mais carentes”, observa o prefeito. O período de execução do aditivo ao convênio é até outubro de 2021.

No Eusébio, o programa é coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS), e beneficia 250 famílias no município. Segundo a secretária de Desenvolvimento Social de Eusébio, Samara Cordeiro, são cadastradas no PAA-LEITE um total de 20 entidades fornecedoras do produto, proporcionando ao município o recebimento de 2.100 litros por semana, totalizando a quantia de 8.400 litros por mês.  A entrega para as famílias beneficiadas acontece duas vezes por semana, sendo 1.200 litros na segunda-feira e 900 litros na quinta-feira, nos Centros de Referência em Assistência Social (CRAS) do município.

Quem tem direito?

Para ser um beneficiário do Programa, a família deve residir no município de Eusébio, estar inscrita no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal e possuir, entre seus membros, pessoa em alguma das seguintes condições: gestantes, a partir da constatação da gestação pelas Unidades Básicas de Saúde e que façam exame pré-natal; crianças de dois a sete anos de idade, que possuam certidão de nascimento e estejam com o controle de vacinas em dia; nutrizes até seis meses após o parto e que amamentem, no mínimo, até o sexto mês de vida da criança; pessoas com 60 anos ou mais.

Caso a família esteja inscrita no Cadastro Único e possua algum membro nas condições descritas, deve procurar o CRAS para que seja verificado se a família se enquadra como possível beneficiária e pode ser incluída no Programa. Também são beneficiários consumidores do PAA Leite as pessoas atendidas pelos CRAS, Creas, pessoas em situação de rua e equipamentos que ofertem o serviço de acolhimento e entidades de assistência social, de equipamentos públicos de segurança alimentar e nutricional e de unidades da rede pública e filantrópica de ensino, dentre outras entidades públicas, que sirvam refeições regularmente.

Para o prefeito Acilon Gonçalves esse programa tem proporcionado o auxílio para as famílias mais carentes e possibilitado que elas ultrapassem com dignidade a atual situação ocasionada pela pandemia. “Somente com ações conjuntas como essa, com participação do Governo Federal, Governo Estadual e a Prefeitura poderemos vencer essa grave situação de crise social e de saúde que estamos enfrentando,” pontua o prefeito.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *