Ex-presidiários terão direito ao programa CNH Popular, projeto do Governo do Ceará que oferta o documento de habilitação de forma gratuita. O benefício foi lançado nesta quarta-feira (13), durante um evento que foi transmitido nas redes sociais do governador Camilo Santana (PT).
De acordo com o líder do Executivo Estadual, os egressos do Sistema Penitenciário serão contemplados com o programa “para dar oportunidades para essas pessoas, para que elas possam recomeçar a vida”. Além dos ex-presidiários, os beneficiários do Bolsa Família e as Pessoas com Deficiência também fazem parte dos grupos prioritários para receber a CNH gratuita.
As inscrições acontecem por meio do site oficial do Departamento Estadual de Trânsito do Ceará (Detran-CE), que pode ser acessado neste link. As vagas são limitadas, sendo 20 mil direcionadas para os municípios do interior do Estado e 5 mil reservadas para os residentes de Fortaleza.
Esta nova fase do programa vai beneficiar pessoas interessadas em tirar o documento para as categorias A e B, ou seja, para carros e motos. No caso de quem for contemplado com a habilitação para motos, o Governo do Ceará também vai entregar um capacete gratuitamente, incentivando a segurança no trânsito do Estado.
Durante o início da tarde desta quarta-feira, o site do Detran-CE está passando por algumas atualizações para garantir as inscrições do programa. A expectativa é que ainda nesta data seja liberado o formulário digital para solicitar o benefício.