Um golfinho da espécie boto-cinza foi encontrado morto na praia do Porto das Dunas, em Aquiraz, Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), na manhã desta terça-feira, 8. De acordo com informações da ONG Aquasis, organização que trabalha para evitar a extinção de espécies no Nordeste do Brasil, o animal tinha o corpo mutilado e uma das suspeitas iniciais é de que ele tenha sido atingido por uma faca, manuseada por ação humana.
Conforme informações da entidade, uma equipe de especialistas foi ao local para analisar as lesões do animal e, entre outros, recolher o seu material biológico, com o intuito de diagnosticar a causa da sua morte. Pela forma como o animal estava lesionado, a suspeita é de que ele tenha tenha tido o corpo marcado por uma faca.
Profissionais que atuam na ONG informaram que é comum que pescadores acabem machucando sem querer esses animais com a rede de pesca ou com algum outro item, mas reforçaram que ainda não é possível definir se a ação foi por acidente ou foi criminosa. “A gente trabalha com a sensibilização das pessoas, com pescadores, para que eles tenham cuidado nas ações”, explicou a entidade.