Facilitar a inclusão digital para promover a integração social. Por meio do Programa Wi-Fi Brasil, o Governo Federal leva a oportunidade de conexão via banda larga a todas as comunidades em situação de vulnerabilidade do país. A iniciativa é uma ação social que democratiza o uso da internet por todos os brasileiros, beneficiando as regiões mais distantes e geograficamente desafiadoras em termos de conectividade.
O programa é viabilizado por meio de uma parceria entre o Ministério das Comunicações e a Telebrás, e tem como objetivo fazer cumprir as metas nacionais da política pública de telecomunicações. Na prática, engaja comunidades ajudando os cidadãos a acessar a internet de forma gratuita.
Com acesso gratuito à rede, escolas, instituições de saúde e segurança, além de órgãos do serviço público em cidades com localização remota ou fronteiriça, podem cumprir suas funções nos aspectos sociais e econômicos. O benefício alcança entidades da sociedade civil, organizações sem fins lucrativos, aldeias indígenas e comunidades quilombolas, entre outras. Principalmente, auxilia pequenos comerciantes a entrarem na era dos pagamentos digitais, por exemplo.
No total, 9.700 escolas com mais de 2,5 milhões de estudantes estão conectados e a lista de atendimentos inclui ainda 631 telecentros, 390 aldeias indígenas, 329 unidades de segurança pública e milhares de outras instituições.
De acesso livre, sem franquia nem limitação, a internet banda larga oferecida pelo programa Wi-Fi Brasil por via terrestre é inteiramente gratuita e sem contrapartidas. Isto é, não exige cadastro para que os cidadãos possam utilizá-la. Até o momento, mais de 8 milhões de pessoas já se beneficiaram com os 13 mil pontos conectados, sendo 80% deles localizados no Norte e Nordeste do Brasil. Esses pontos são instalados em locais públicos, como praças, e se estendem por um raio de 200 metros no entorno. Conheça os números:
+8 milhões de pessoas beneficiadas
+13,6 mil pontos instalados
+10 mil pontos somente no Norte e Nordeste
+9,7 mil escolas conectadas
+600 unidades de saúde
+500 aldeias indígenas
Wi-Fi Brasil avança com 5G
Já a partir de 2022, com a chegada da tecnologia 5G, a estimativa de atendimento será de mais de 600 mil habitantes. Porém, existem 45 milhões de brasileiros que ainda não estão conectados. Um cenário que o Governo Federal pretende transformar até 2028, levando conectividade grátis a uma população que, hoje, está sem acesso por cabo, fibra ótica ou rádio.
Com o Programa Wi-Fi Brasil, a solução chega de forma simples e direta com a instalação de uma antena satélite que recebe o sinal.