
Estamos apoiando a campanha de incentivo a vacinação no Eusébio. Portando pedimos aos pais que ainda não levaram seus filhos para se vacinar que aproveitem a oportunidade e compareçam os postos de saúde de seus bairros para atualizar a caderneta de vacinação. A vacina continua sendo a forma mais segura e eficaz de prevenção, principalmente contra as doenças infectocontagiosas.
Recebemos informações que os Postos de Saúde estão com local isolado dos demais pacientes somente para atender a vacinação. Sabemos que existe um movimento contrário as vacinas, afirmando que não são eficazes, mas não existe nenhum estudo que comprove isso. A ciência mostra o contrário, que as vacinas tem eficácia e são o melhor meio de se manter a saúde dos nossos filhos e a nossa também.
O Calendário Nacional de Vacinação do Brasil contempla não só as crianças, mas também adolescentes, adultos, idosos, gestantes e povos indígenas. A rotina de imunização prevê a aplicação de 19 vacinas, nas várias faixas etárias, começando pelos recém-nascidos, podendo se estender por toda a vida. As vacinas são seguras e estimulam o sistema imunológico a proteger a pessoa contra doenças transmissíveis.
De acordo com o Ministério da Saúde, a vacinação é um serviço de saúde essencial, imprescindível. Portanto, deve ser mantido mesmo durante a pandemia. Outro ponto muito importante é que as vacinas são seguras e não aumentam o risco para a COVID-19. Então não deixe atrasar a vacinação de seu filho. E lembre-se ao se dirigir aos postos vá de máscara, mantenha distância das demais pessoas e higienize as mãos sempre que tocar em alguma superfície ou material.
Em tempo…
Segundo me informei aqui no Eusébio a imunização começa logo nos primeiros anos de vida das crianças. As vacinas BCG e Hepatite b, por exemplo, são aplicadas no Hospital Municipal Dr. Amadeu Sá logo quando a criança nasce. Já às quartas-feiras, a BCG está sendo aplicada no Posto de Saúde da Lagoinha, das 13hs às 16hs, mediante agendamento.
A vacina Tríplice viral (Sarampo, Caxumba e Rubéola) é ofertada uma vez por semana nos postos.
Os Postos de Saúde têm ainda as seguintes vacinas: Meningocócica, pneumocócica, Rotavírus, Hepatite A, Tríplice bacteriana, Pólio (Vip e Vop), Pentavalente, ACWY e HPV (adolescentes), dupla adulto DT e a dTpa (gestantes).