Screenshot
CONFIRA OS DETALHES
…
O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, reuniu-se nesta quarta-feira (12), no Canadá, com o secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio. De acordo com o Itamaraty, os dois conversaram sobre o andamento das negociações bilaterais envolvendo as tarifas comerciais.
Vieira informou que o Brasil encaminhou, em 4 de novembro, uma proposta de negociação aos Estados Unidos, após uma reunião virtual entre as equipes técnicas de ambos os países.
O chanceler brasileiro e o secretário norte-americano concordaram em marcar uma nova reunião presencial, em data próxima, para discutir o estágio atual das conversas e buscar um entendimento sobre as medidas tarifárias.
O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva
(PT), reuniu-se em outubro, na Malásia, com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. Na ocasião, Lula afirmou que não há motivo para desavenças com os EUA e solicitou a suspensão imediata do tarifaço.
Desde agosto deste ano, produtos brasileiros exportados para os Estados Unidos estão sujeitos a uma tarifa adicional de 50%. Além disso, ministros do governo brasileiro e integrantes do Supremo Tribunal Federal (STF) também foram alvo de revogação de vistos de viagem e de outras sanções impostas pela administração norte-americana.
Na semana passada, Lula afirmou que voltaria a telefonar para o presidente dos Estados Unidos caso não houvesse avanços nas negociações comerciais entre os dois países até o encerramento da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), que está sendo realizada em Belém (PA).

