A Prefeitura de Eusébio, através do decreto Nº 906, de 02 de maio de 2021, avança na liberação responsável de determinadas atividades econômicas e comportamentais e mantém as medidas de isolamento social rígido como medida de enfrentamento à COVID-19. As novas regras seguem os dispositivos definidos pelo novo Decreto Estadual nº. 34.058 e permanecerão em vigor de 03 a 09 de maio de 2021.
Pelo novo dispositivo o “toque de recolher” será observado no Município de Eusébio, das 20h às 5h, de segunda a sexta-feira, e das 19h às 5h, aos sábados e domingos. Já os espaços públicos, como praças, calçadões, quadras, campos de futebol, entre outros, permanecerão fechados, salvo para a prática de atividades físicas individuais, permanecendo vedada a prática de atividades coletivas, assim consideradas aquelas que envolvam mais de três pessoas. Continua igualmente autorizada a prática de atividades físicas individuais nas áreas comuns de condomínios e loteamentos fechados, inclusive em quadras e piscinas.
Quanto às atividades de ensino, no Município de Eusébio, permanecem autorizadas as aulas presenciais, da rede privada, observada a limitação de 35% da capacidade de alunos por sala. Também estão liberadas as aulas presenciais para os discentes de formação, habilitação e qualificação de cursos em andamento junto à Academia Estadual de Segurança Pública e passam a ser liberadas as aulas práticas em cursos de nível superior da área de saúde.
Horários
O funcionamento das atividades econômicas, durante o isolamento social, observará o seguinte: aos sábados e domingos o comércio de rua e serviços, envolvendo estabelecimentos situados fora de shoppings, inclusive escritórios em geral, funcionarão de 10h às 15h, com limitação de 40% da capacidade de atendimento simultâneo de clientes; os shoppings funcionarão de 12h às 17h, observada a limitação de 40% da capacidade de atendimento simultâneo; as instituições religiosas poderão promover celebrações presenciais até́ as 17h e a cadeia da construção civil poderá iniciar as atividades a partir das 7h.
Já de segunda a sexta-feira: o comércio de rua e serviços, inclusive escritórios em geral, funcionarão de 10h às 16h, com limitação de 40% da capacidade de atendimento simultâneo de clientes; os shoppings funcionarão de 12h às 18h, observada a limitação de 40% de sua capacidade e a cadeia da construção civil poderá iniciar as atividades a partir das 7h.
Instituições religiosas
As instituições religiosas poderão realizar celebrações presenciais, desde que observados o limite de 25% da capacidade e as regras estabelecidas em protocolos sanitários, mantida, em todo caso, a recomendação para que as celebrações permaneçam sendo realizadas exclusivamente da forma virtual. Permanece vedado o funcionamento de cinemas, museus e teatros, públicos ou privados.
As academias poderão funcionar, exclusivamente para a prática de atividades individuais, de segunda a sexta-feira, de 6h às 18h; aos sábados e domingos, poderão funcionar até́ as 15h ou, quando situadas em shopping até́ as 17h, com horário marcado; com 25% da sua capacidade e observados todos os protocolos de biossegurança.
As autoescolas poderão ministrar aulas práticas de direção veicular no horário de 6h às 18h, de segunda a sexta-feira, e de 6h às 15h, no sábado e domingo, desde que mediante prévio agendamento e atendimento dos protocolos sanitários, observado, quanto ao funcionamento dos estabelecimentos para atendimento, o horário estabelecido no “caput”, deste artigo.
Lives
A gravação de eventos conhecidos como “lives” deverá observar as seguintes exigências, sob pena de ser proibida a sua realização: limitação do número de participantes àqueles estritamente imprescindíveis à realização da “live”, sendo proibida a participação de público externo ou de espectadores no local de gravação; todos os envolvidos deverão ser submetidos a testagem prévia, com resultado negativo para COVID-19, com coleta não superior a 72h do evento; dever de permanência com máscara de toda a equipe, à exceção do(s) cantores e/ou apresentadores; registro do nome de todos os envolvidos, inclusive com a discriminação da função de cada um na realização do evento.
Veja o decreto na íntegra aqui