Novo secretário da Saúde, Marcos Gadelha promete ‘trabalhar para que todo cearense seja vacinado’

Novo secretário da Saúde, Marcos Gadelha promete ‘trabalhar para que todo cearense seja vacinado’

Anunciado como novo titular da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) nesta quinta-feira (19), Marcos Antônio Gadelha Maia prometeu que trabalhará para garantir o acesso à vacinação contra a Covid-19 para toda a população do Estado. O médico vem do cargo de secretário-executivo de Políticas em Saúde da Pasta. 

“O primeiro compromisso que eu, como secretário de Estado, quero assumir (…) é trabalhar para que todo cearense seja vacinado, porque a gente acredita na Ciência”, afirmou o cardiologista cearense em vídeo divulgado pela Sesa. 

Em seu primeiro pronunciamento como secretário da Saúde na tarde desta quinta, Gadelha afirmou que “é uma honra e um desafio enorme para um gestor assumir uma pasta relativa ao setor de saúde”.

O novo secretário pontuou que dará seguimento aos projetos desenvolvidos pelo antecessor, Dr. Cabeto, como a Plataforma de Modernização da Saúde. “A gente tem que trabalhar com transparência, valorizando as pessoas; trabalhar de forma eficiente e com o cuidado centrado no cidadão”, pontua Marcos Gadelha. 

Para o cearense, a luta por regionalizar ainda mais a assistência em saúde no Estado se faz necessária “para que a gente faça com que o cidadão cearense não precise se deslocar cada vez que ele precise ter acesso a algum tipo de serviço”. 

QUEM É MARCOS GADELHA?

Gadelha já era um dos braços da Sesa e atuava como secretário-executivo de Políticas em Saúde, além de ter sido secretário-adjunto entre agosto de 2015 e dezembro de 2018, na gestão de Henrique Javi

Agora, assume a Pasta em um momento de baixos indicadores da Covid-19 e com a vacinação avançando para a população abaixo de 20 anos no Estado.

Marcos Antônio Gadelha Maia é natural de Fortaleza. Graduado em Medicina pela Universidade Federal do Ceará (UFC), em 1992, é pós-graduado em Clínica Médica no Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC) e em Cardiologia no Hospital Dr. Carlos Alberto Studart Gomes (Hospital de Messejana). 

Além disso, é titulado em Terapia Intensiva pela Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB) e tem especialização em Medicina Intensiva, pela Society Of Critical Care Medicine – Fundamental Critical Care Support (FCCS), e em Segurança do Paciente, pela Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP), da Fiocruz. 

A história profissional do médico começou no Hospital São José (HSJ), também da rede estadual, onde trabalhou como técnico de exames laboratoriais enquanto concluía o curso de Medicina. Após a graduação, foi contratado como médico, e permaneceu no HSJ enquanto concluía a residência em Cardiologia no Hospital de Messejana.

No hospital que é referência em doenças cardíacas do Ceará, foi coordenador da Unidade de Pós-operatório de Cirurgia Cardíaca, coordenador do Núcleo de Segurança do Paciente e diretor-geral, este último cargo entre março e agosto de 2015. 

O médico foi coordenador das Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) do Hospital Regional da Unimed Fortaleza e participou do processo de Acreditação do equipamento pela Organização Nacional de Acreditação (ONA) e Canadense Internacional (ACI), como membro do time de liderança.

SAÍDA DE DR. CABETO 

Carlos Roberto Martins Rodrigues Sobrinho, oDr. Cabeto, deixou o cargo de secretário da Saúde do Ceará nessa quarta-feira (17), após 2 anos e sete meses.

Conforme o governador Camilo Santana, que anunciou a novidade, o próprio Dr. Cabeto manifestou o desejo de deixar o cargo. 

“Seu empenho, juntamente com toda a equipe, fez o nosso estado avançar nas políticas de saúde pública, melhorando o acolhimento das pessoas e deixando um legado importante para o Ceará”, escreveu o gestor estadual.



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *