Número de infectados pela Covid-19 no Ceará está próximo a 70% do ápice da pandemia, diz Cabeto

Número de infectados pela Covid-19 no Ceará está próximo a 70% do ápice da pandemia, diz Cabeto

O número de infectados pela Covid-19 no Ceará está próximo a 70% do total do ápice da pandemia no Estado, nos meses de abril e maio de 2020, de acordo com o secretário da Saúde do Estado, Dr. Cabeto. O anúncio foi feito em uma transmissão ao vivo nas redes sociais junto com governador Camilo Santana (PT), na tarde desta sexta-feira (12). https://web.facebook.com/v7.0/plugins/video.php?allowfullscreen=true&app_id=359318294106342&autoplay=false&channel=https%3A%2F%2Fstaticxx.facebook.com%2Fx%2Fconnect%2Fxd_arbiter%2F%3Fversion%3D46%23cb%3Dfe556c0fa507d%26domain%3Ddiariodonordeste.verdesmares.com.br%26origin%3Dhttps%253A%252F%252Fdiariodonordeste.verdesmares.com.br%252Ff2a7f6e1c49a8a8%26relation%3Dparent.parent&container_width=382&href=https%3A%2F%2Fwww.facebook.com%2Fdiariodonordeste%2Fvideos%2F506602333663505&locale=en_US&sdk=joey&show_text=false&width=auto

“Nós já nos aproximamos em número de casos a números em torno de 70% do que tivemos no início da pandemia, em abril e maio do ano passado. Isso chama atenção para que a gente reforce as recomendações e reduza os riscos de contaminação. O isolamento é importante em vários aspectos”, lembrou o gestor. 

Ao falar da importância do isolamento, o secretário da Saúde reforçou que a medida é necessária para se ganhar tempo para acampanha de vacinação. A redução da circulação do coronavírus, explica, impede que novas mutações aconteçam. “Nós sabemos que as mutações podem representar uma redução da eficácia das vacinas, a exemplo do que aconteceu na África do Sul, que teve eficiência muito menos do que na Europa, por exemplo”. 

Para reforçar o isolamento, as festas de Carnaval deste ano foram suspensas pelo governador Camilo Santana, em janeiro. Também foi cancelado o ponto facultativo nos dias 15 e 16 de fevereiro, que seriam segunda e terça-feira de Carnaval, respectivamente. Com isso, as datas não serão folga em 2021. Apenas órgãos federais adotaram o ponto facultativo

Aumento de leitos no Ceará

O governador Camilo Santana anunciou, na live, que o Estado segue ampliando os leitos contra a Covid-19. Segundo ele, a meta é chegar ao dia 28 de fevereiro com 703 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) disponíveis na rede pública. O aumento ocorre tanto na Capital quanto no Interior e é motivado pela crescente alta dos casos.

“No ano passado, o Estado teve quase 3 mil leitos de enfermaria para a doença, especialmente no pico. No início deste ano, começamos com 327 leitos de UTI. Já criamos mais 170. Estamos hoje com 491 leitos. Pretendemos chegar no dia 28 de fevereiro aos 703 leitos, 212 a mais, para garantir a atenção, porque está havendo uma crescente demanda de pacientes com Covid-19. Estamos aumentando o número de leitos na Capital e Interior também”, explicou.

Reuniões

Camilo disse também que nesta sexta aconteceu mais uma reunião do Comitê de Enfrentamento à Pandemia. O chefe do executivo estadual voltou a prometer um pacote de medidas para o setor de eventos, segundo ele, um dos mais afetados desde o início da pandemia. O anúncio das medidas deve ocorrer na próxima semana. 

Além das medidas locais de auxílio à população, Camilo Santana afirmou que participou nesta sexta-feira de uma reunião dos governadores com o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, e o do Senado Federal, Rodrigo Pacheco, para falar sobre os recursos voltados aos estados e aos municípios.

“Falamos sobre a urgência da votação de créditos especiais para o financiamento da Saúde nos estados e também recursos para a ampliação do auxílio emergencial, que foi muito importante para as famílias mais pobres e vulneráveis. […]  Temos feito defesa forte a que o Congresso Nacional possa votar o mais rápido possível a extensão auxílio emergencial para a população mais vulnerável do nosso País”.