
Na cabine de votação, o eleitor poderá levar apenas um papel com os números dos candidatos em que irá votar.
Outros itens, porém, são proibidos. Entre eles, estão celulares e equipamentos eletrônicos.
Nada de celular nem câmeras
Desde 2022, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu que, antes de se dirigir à cabine da urna eletrônica, o eleitor deverá entregar seu celular, câmeras fotográficas, ou qualquer aparelho de telecomunicação e registro de câmera para o mesário.
Os aparelhos são entregues de volta ao eleitor assim que ele deixar a cabine junto com o comprovante de votação.
Além de utilizar o celular na cabine da urna, é proibida a promoção de aglomerações com pessoas uniformizadas de forma que identifique algum candidato, portar armas de fogo, persuadir outros eleitores que estejam indo votar e distribuir brindes.
Precisa de documento
No dia da eleição, é essencial que o eleitor leve alguns itens na hora de votar. Dentre eles, o mais importante é o título de eleitor.
Este documento não necessariamente precisa ser levado de forma imprensa. Basta instalar o app do e-Título, cadastrar o título de eleitor e o documento digital substitui o físico.
Outros documentos válidos para comprovar a identidade do eleitor na mesa receptora de votos são a carteira de identidade, o passaporte e a carteira nacional de habilitação.
A certidão de nascimento ou de casamento não validam a identidade do eleitor.
Pode votar sem biometria coletada?
O eleitor que não tiver realizado a coleta biométrica ainda estará apto para votar nas eleições municipais deste ano. Portanto, se o aplicativo ficar acusando a falta de biometria, isso não será um impedimento na hora de apresentar o documento digital.
Como encontrar o número do seu candidato a prefeito e a vereador
Para encontrar o número do seu candidato a prefeito e a vereador, a CNN preparou o Raio-X dos Candidatos, uma página que reúne os dados de todos os candidatos a prefeito, vice-prefeito e vereador em todas as cidades brasileiras com pleito – Brasília e Fernando de Noronha (PE) não participam das eleições deste ano.
Ao acessar a página, basta digitar na barra de pesquisa o nome da sua cidade. A seguir, você será redirecionado para uma nova página dedicada totalmente ao seu município.
À esquerda, serão apresentados seis filtros de pesquisa. Para encontrar o número do seu candidato a prefeito e a vereador, é preciso digitar o nome do postulante no campo “Candidato”.
Na sequência, você verá a foto do candidato que constará na urna, acompanhada pelo nome dele ou dela e o seu número.
Para acessar o perfil do candidato, clique em sua foto. Nesta página, você tem acesso a informações do postulante, como data de nascimento, grau de instrução, estado civil, entre outros.
Também é possível verificar as receitas, despesas, lista de bens declarados e até o desempenho do candidato em eleições anteriores.
