Passaporte da vacina não será exigido em escolas, hospitais e serviços de assistência social do Ceará

Passaporte da vacina não será exigido em escolas, hospitais e serviços de assistência social do Ceará

A partir do próximo dia 20 de dezembro deste ano, os estabelecimentos públicos do Governo do Ceará irão cobrar o passaporte da vacina. A apresentação do documento, contudo, está dispensada em unidades escolares, serviços de saúde (como hospitais e Unidades de Pronto Atendimento – UPAs) e de assistência social estaduais do Ceará. A informação consta no novo decreto de enfrentamento à pandemia.

O decreto diz ainda que a condição para acesso nessas unidades do poder público passa a valer a partir do dia 20 de dezembro e é obrigatória a todos, como usuários dos serviços, servidores e colaboradores em órgãos e entidades do setor público estadual. Até lá, a Secretaria da Saúde do Estado (Sesa) irá estabelecer os protocolos específicos para cada setor do Governo. Mesmo sem a exigência da apresentação do comprovante de vacinação, o uso de máscaras segue sendo obrigatório em todos os espaços.

Situação da pandemia no Ceará

No anúncio do último decreto, sexta-feira passada (10), o secretário de saúde do Estado, Marcus Gadelha, destacou que o Ceará continua em estabilidade. “O cenário é que estamos sem aumento de novos casos e de óbitos. O que temos que fazer é aumentar a cobertura vacinal e estimular que pessoas tomem a dose de reforço”, destacou.

Já Camilo Santana destacou os altos índices de vacinação no Ceará como ponto positivo da situação do Estado. “Temos quase 90% da população vacinável com pelo menos uma dose. E, em 75% dos municípios do Estado, a taxa de vacinação é superior a 80%”, enfatizou Camilo, que fez ainda um apelo para que as pessoas tomem a terceira dose da vacinação, sobretudo os idosos, como medida essencial no enfrentamento da pandemia. “Estamos vencendo a pandemia. Mas precisamos continuar fazendo a nossa parte, com as medidas sanitárias recomendas”, pontuou.

Confira o passo a passo:

  1. Na tela inicial do Vacine Já (vacineja.sepog.fortaleza.ce.gov.br), acesse a aba “Consultar Cadastro”
  2. Em seguida, preencha os dados solicitados, como CPF, RG, data de nascimento e a sequência de imagens. Após isso, clique em consultar
  3. Nesta tela, confira os dados apresentados e verifique se está tudo correto
  4. No final da tela, clique em “Gerar Comprovante de Vacinação”
  5. Para validar o procedimento, digite o nome completo da mãe ou responsável. Confirme, também, o código de verificação que aparece na imagem
  6. Por fim, será emitido um comprovante de vacinação por meio de um PDF

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *