MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO
Os preços dos alimentos devem baixar nos próximos 60 dias, segundo a ministra do Planejamento, Orçamento e Gestão, Simone Tebet. De acordo com Tebet, a alta dos preços se deve a fatores como mudanças climáticas e quebras de safra, inclusive em outros países produtores.
@ “Os alimentos que mais subiram são aqueles produtos mais caros para o coração ou para o paladar do povo brasileiro, que é o ovo, o café. Mas na safra do ano que vem teremos alívio. O agronegócio brasileiro esse ano vem muito forte e dará, inclusive, sustentabilidade ao nosso PIB”, argumentou nesta terça-feira (25) durante o programa Bom Dia, Ministra.
Segundo a ministra, o governo tem adotado “as medidas certas, na medida certa”, para, no futuro, conseguir baixar o preço dos alimentos. “Seria muito perigoso segurar o preço agora para, depois de seis meses ou um ano, o preço explodir”, acrescentou ao garantir que “em 60 dias, os preços começam a cair no supermercado”.
Simone ainda defendeu que os estados podem e devem colaborar para viabilizar a queda no preço dos alimentos.
“Alguns estados não têm isenção de imposto dos ICMS na cesta básica. Tudo bem que não possa fazer pelo ano inteiro, porque isso impacta nas contas deles. Mas nada impede de darem [por um período específico] essa isenção, apertando o cinto. É conter do lado que não não precisa, para ter do lado que precisa”.

