Prefeitura decreta ponto facultativo nesta quinta-feira, dia de Corpus Christi

Prefeitura decreta ponto facultativo nesta quinta-feira, dia de Corpus Christi

A Prefeitura de Eusébio, através do decreto 916/2021 decretou ponto facultativo nesta quinta-feira (03), em todos os Órgãos e Entidades da Administração Pública Municipal em decorrência do feriado de Corpus Christi, sem prejuízo da prestarão dos serviços considerados essenciais, tais como os serviços públicos de atenção a saúde, na forma a ser disciplinada em Portaria da Secretaria Municipal de Saúde, a Guarda Municipal e demais serviços essenciais, de modo a não haver prejuízo para a população.

Esta data é celebrada anualmente 60 dias depois da Páscoa, sempre na segunda quinta-feira depois do Domingo de Pentecostes. O Corpus Christi não é considerado feriado nacional. Portanto, os governos e prefeituras decidem sobre a possibilidade de decretar ponto facultativo.  De acordo com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), os bancos não abrirão nesta quinta-feira (3), por conta do Corpus Christi.  Na sexta-feira (4) o expediente será normal.

O evento é considerado uma das festas mais importantes para a Igreja Católica, pois celebra o mistério da eucaristia, ou seja, o sacramento católico em que os fiéis recebem na missa uma partícula que acreditam ser uma parte do próprio corpo de Jesus Cristo.

Origem

A origem da Solenidade do Corpo e Sangue de Cristo começou no século XIII, mais precisamente em 1264, quando a Igreja Católica viu a necessidade das pessoas sentirem a presença real de Cristo. De acordo com a história, existia um sacerdote chamado Pedro de Praga que vivia angustiado por dúvidas sobre a presença de Cristo na Eucaristia. Então, decidiu ir em peregrinação ao túmulo dos apóstolos Pedro e Paulo em Roma, para pedir o dom da fé.

Ao passar por Bolsena, na Itália, enquanto celebrava a Santa Missa, foi novamente acometido pela dúvida. Na hora da Consagração veio-lhe a resposta em forma de milagre: a hóstia branca transformou-se em carne viva. O Papa Urbano IV pediu para que os objetos fossem levados para Oviedo em uma grande procissão, e foi nesse momento que a festa de Corpus Christi foi decretada.