
Incentivar a consciência ecológica através de um projeto pedagógico que proporcione uma melhor integração dos cidadãos com o meio ambiente é o principal objetivo do projeto Nova Arca de Noé, que está em construção no bairro Olho D’água. O local está com boa parte da obra concluída e terá também função de promover o resgate e tratamento dos animais em situação de abandono, no sentido de reabilitá-los e destiná-los a adoção de forma gratuita.
No local estão erguidos: o setor administrativo e sala de intervenção pedagógica; um pavilhão com quatro alojamentos (dois caninos e dois felinos); quatro baias (para equinos e asininos); depósito de rações e alojamento para funcionários. No local ainda será construído um novo pavilhão de alojamentos para animais.
“A ideia é criar um local que promova a consciência ambiental e educacional com vários entretenimentos para que crianças e adolescentes do município tenham um maior acesso às ações de preservação da flora (trilhas ecológicas, palestras, minicursos e reflorestamento engajado com escolas) e fauna (resgate, cuidados e adoção sistemática de alguns animais), além do ensino e pesquisa em sistemas ecológicos autossustentáveis”, afirma Cláudio Ferreira, idealizador do projeto.
As atividades, segundo Cláudio, serão voltadas prioritariamente para atender as escolas da rede municipal, como complemento das atividades escolares do Tempo Integral. Conforme a proposta, as atividades serão desenvolvidas de forma lúdica e interdisciplinar, em conjunto com os órgãos municipais vinculados, focando-se no público da educação do tempo integral, nas crianças portadoras de necessidades especiais e no público idoso.
Outra ideia do projeto é trabalhar a equinoterapia com crianças que tenham necessidades especiais. “O contato com animais pode contribuir com até 30% na melhoria do aprendizado das crianças”, observou.