O Governo Federal prorrogou até 11 de janeiro o prazo para que os estados comecem a emitir o novo modelo da Carteira de Identidade Nacional — conhecida atualmente como Registro Geral, ou RG. Pelo antigo cronograma, o limite era até a última segunda-feira (6).
Até o momento, apenas 12 unidades da federação confeccionam as novas carteiras. Veja quais são:Até o momento, apenas 12 unidades da federação confeccionam as novas carteiras. Veja quais são:
- Acre;
- Alagoas;
- Amazonas;
- Distrito Federal;
- Goiás;
- Maranhão;
- Minas Gerais;
- Mato Grosso;
- Piauí;
- Rio de Janeiro;
- Rio Grande do Sul;
- Santa Catarina.
A Carteira de Identidade Nacional usa o CPF como número único para melhorar cadastros administrativos, fortalecer verificações das Forças de Segurança Pública e mitigar os problemas de fraudes no Brasil, segundo o Governo.
Além disso, o novo documento não conta mais com o campo “Sexo” e apresenta o cidadão com um nome único, não mais com “Nome Social” ou “Nome do Registro Civil”.
CEARÁ COMEÇARÁ A EMITIR ATÉ JANEIRO DE 2024
Conforme reportagem publicada pelo Diário do Nordeste no último 1º de novembro, o Ceará se prepara para começar a confeccionar os novos RGs a partir do início do ano que vem. A informação foi confirmada pelo titular da Coordenadoria de Identificação Humana e Perícias Biométricas (CIHPB) da Perícia Forense (Pefoce), Ricardo Filgueiras.
YOs documentos de identidade atuais devem perder a validade no dia 28 de fevereiro de 2032.

