O 13º salário é pago aos trabalhadores no final do ano. Alguns bancos adiantam o valor para seus clientes. A seguir, saiba como e onde adiantar o seu 13º salário.
Geralmente, o 13º salário é pago em duas parcelas. Contudo, algumas empresas optam por fazer o pagamento de forma adiantada. Dessa forma, os trabalhadores podem se organizar para pagar contas ou concretizar projetos financeiros.
Entretanto, nem todas as empresas adiantam o 13º salário dos funcionários. Por isso, alguns bancos com o objetivo de ajudar seus clientes realizam o antecipação do pagamento desse direito dos trabalhadores como forma de empréstimo.
Vale destacar que os trabalhadores que pedem a antecipação do 13º salário nos bancos acabam pagando juros à instituição financeira. E o pagamento desse empréstimo acontece em dezembro, mês em que geralmente o trabalhador recebe o 13º salário da empresa.
Outro ponto importante é que alguns bancos não oferecem 100% do empréstimo do 13º salário a ser recebido. O valor disponível depende do limite de crédito de cada cliente. Os juros são cobrados a partir do valor emprestado pelo banco.
Onde adiantar o seu 13º salário?
Os seguintes bancos tradicionais fazem a antecipação do 13º salário para os seus clientes: Bradesco, Santander, Itaú e Banco do Brasil. Contudo, vale destacar que os bancos digitais, como Nubank, C6 Bank e Banco Inter, não realizam esse tipo de empréstimo.
Como calcular meu 13º salário?
Os trabalhadores que estiveram empregados durante o ano inteiro em uma mesma empresa não terão problemas para saber o quanto devem receber, já que o pagamento em única parcela equivale ao salário do mês anterior.
Por outro lado, se o valor for pago em duas parcelas, a primeira corresponderá à metade do salário anterior e a segunda terá desconto de impostos como o INSS e do Imposto de Renda, variando conforme ao salário recebido.