
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) do Ceará irá estudar a possibilidade de um sistema em que a população possa conhecer qual ambulância será usada em determinada ocorrência, seu deslocamento e tempo de chegada. É o que revelou nesta quarta-feira, 30, o secretário de Saúde do Estado, Carlos Roberto Martins Rodrigues Sobrinho (Dr. Cabeto), após reunião com o novo diretor do Samu, o médico infectologista Lino Alexandre.
Além disso, indicadores do Samu serão inseridos no IntegraSUS, plataforma de transparência da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa). “Essas mudanças são importantes para dar transparência e melhorar a eficiência do Samu, principalmente no atendimento adequado. Os dados no IntegraSUS reforçam o compromisso com a transparência dos dados. Lá, será possível monitorar informações em todas as regiões em que o Samu atua”, disse Cabeto.
“Vamos trabalhar com a questão do videomonitoramento para que a população tenha esse acesso, garantindo uma assistência com qualidade. Vamos deixar à disposição os canais de comunicação, porque isso favorece as interrelações e fortalece o trabalho do Samu. Esse é o nosso objetivo”, explicou o novo diretor do Samu. “Estamos procurando construir um Samu no qual exista a parceria da sociedade”, acrescentou. Segundo ele, um novo canal de ouvidoria será estruturado em breve para maior efetividade na comunicação.
