Na noite da última quarta-feira (12) e madrugada desta quinta (13), Fortaleza registrou uma intensa tempestade, com ventos fortes e raios que assustaram a população. Alguns bairros chegaram a sofrer com apagões e com a suspensão da energia elétrica por conta da queda de postes e árvores. Nessas ocasiões, é comum que algum aparelho eletrônico ou eletrodoméstico seja danificado durante a oscilação de energia.
Segundo o Código de Defesa do Consumidor (CDC) e a Resolução Normativa nº 499/12 da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), a companhia de energia elétrica da região deve reparar o consumidor nestas ocasiões. Nessas situações, é importante entrar em contato com a empresa e solicitar o ressarcimento.
Em nota, a Enel Distribuição Ceará informa que o cliente pode procurar o ressarcimento em até 90 dias após a ocorrência através dos canais de comunicação da empresa.
Confira o procedimento indicado pela Enel nos casos de eletrodoméstico danificado
Sobre equipamentos danificados, a companhia informa que o cliente deve procurar a companhia em até 90 dias da data do dano elétrico, por meio do site www.enel.com.br, pelo WhatsApp (88) 99271-7935 ou pela Central de Atendimento 0800 285 0196, atendendo aos seguintes requisitos:
• Ser o titular da unidade consumidora onde houve a ocorrência;
• Informar a data e o horário provável da ocorrência do dano;
• Relatar o problema apresentado;
• Escrever as características gerais do equipamento danificado, tais como: marca, modelo, ano de fabricação, etc;
• Escolher a forma de comunicação entre (E-mail ou Correios);
Confira os cuidados para se ter dentro de casa durante tempestades
· Evitar o uso do celular, secador de cabelo e ferro elétrico conectados à tomada;
· Evitar uso de chuveiro ou torneira elétrica;
· Evitar consertos de instalações elétricas;
· Se possível, permanecer dentro de casa enquanto a tempestade durar.