
ACILON GONÇALVES PINTO JÚNIOR
PMDB – PARTIDO DO MOVIMENTO DEMOCRÁTICO BRASILEIRO
Filho de Acilon Gonçalves e de Maria Berenice Sá. Nasceu em Aurora/CE, em 03 de março de 1956.
Médico. Parlamentar de tradição familiar e vocação. Seu pai era também médico e deputado estadual eleito para as legislaturas de 1967, 1971 e 1975, chegando a presidir a Assembléia Legislativa do Ceará e a governar, interinamente, o Estado do Ceará
.
Estudou no colégio Christus, em Fortaleza. Cursou o 2º grau no Colégio Marista Cearense. Na adolescência, desde muito cedo, acompanhava o pai nas andanças políticas pelo interior. Começou a trabalhar, inicialmente, como professor, no colégio Pia-marta, de Fortaleza.
Aprovado no vestibular para Medicina dedicou-se integralmente àquele curso. Ginecologista,optou pela obstetrícia, por causa da irrefreável vocação “parteira”. Trabalhou em hospitais da periferia de Fortaleza, como o Gonzaguinha da Barra do Ceará, e do interior, na cidade de Caridade, a convite do prefeito Casimiro Bezerra, seu antigo professor do Colégio Cearense.
Mesmo exercendo mandato parlamentar, continuou praticando Medicina em sua clínica particular, no bairro do Montese, e numa outra clínica na Aldeota.
Em decorrência da modernização da obstetrícia fez novos cursos e especializou-se em ultrassonografia, sem, no entanto, deixar de fazer partos e cuidar de seu trabalho na área da Ginecologia.
Seu interesse pela política, como já foi relatado, deu-se enquanto acompanhava seu pai, deputado, em suas visitas às bases eleitorais do interior do Estado. Candidatou-se, pela primeira vez, à Assembléia Legislativa, em 1990, obtendo mais de 10.500 sufrágios, votação suficiente para ser eleito.
Em 1992, elegeu-se Vereador de Fortaleza, pela legenda do PDT – Partido Democrático Trabalhista, somando quase 4.000 votos. Reelegeu-se em 1996, pelo PMDB – Par-tido do Movimento Democrático Brasileiro, com votação
superior a 9.000 sufrágios. No biênio 1997/1998, exerceu a Presidência da Câmara Municipal de Fortaleza, ocasião em que procurou dar autonomia à Casa, tida sempre como mero órgão homologador das vontades do Poder Executivo. Em 1998, foi eleito Deputado Estadual, com votação superior a 45.000 votos. Seus principais colégios eleitorais são Fortaleza, Aquiraz, Aurora, Baturité, Eusébio e Santa Quitéria.
Em 2004 foi eleito prefeito do município de Eusébio, pelo PSB, sendo reeleito em 2008 pelo mesmo partido.
Em 2016 foi reeleito novamente pelo Patriota.

Hoje, Acilon é o presidente Estadual do PR no Ceará.
Acilon é prefeito pela tercera vez em Eusébio.