Donos de cães podem passar covid para seus pets, aponta estudo

Donos de cães podem passar covid para seus pets, aponta estudo

Se você acha que tem covid-19, talvez seja melhor ficar longe de seus animais de estimação, afirma a autora de um estudo holandês que descobriu que um número surpreendente de cães e gatos podem estar infectados.

“Cerca de um em cada cinco animais de estimação contrai a doença de seus donos”, disse Els Broens, da Universidade de Utrecht, na Holanda, embora não haja casos conhecidos de propagação da doença de animais de estimação para humanos.

No estudo de Broens, apresentado esta semana em um artigo no Congresso Europeu de Microbiologia e Doenças Infecciosas, 156 cães e 154 gatos de 196 famílias foram testados em casas onde se sabia que os humanos já tinham contraído coronavírus. Cerca de 17% dos animais, sendo 31 gatos e 23 cães, apresentavam anticorpos para covid-19, sugerindo que haviam sido infectados anteriormente.

Além disso, seis gatos e sete cães, ou 4,2% dos animais, tiveram uma infecção ativa, conforme demonstrado por um teste de PCR.

Testes posteriores mostraram que esses animais se recuperaram rapidamente, e não transmitiram o vírus para outros animais de estimação na mesma casa, disse Broens.

Acredita-se que a covid-19 tenha se originado em morcegos e, desde os primeiros meses da pandemia, sabe-se que mamíferos não humanos podem ser infectados, mas poucos adoecem gravemente.

Sabe-se que apenas visons foram infectados por humanos e transmitiram a doença a outros humanos.

Broens afirma que o carinho que os donos têm por seus cães e gatos pode ter um papel importante nas altas taxas de infecção dos animais de estimação.

“Muitos donos de animais de estimação estão em contato muito próximo, como se dormissem com seus animais na cama, então você pode imaginar que existe um contato próximo, para que a transmissão possa ocorrer”, disse ela.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *