![obras](https://markoszaurelio.com/wp-content/uploads/2020/09/obras.jpg)
O município de Eusébio será beneficiado com a liberação de R$ 7,5 milhões pelo Governo do Estado, que serão aplicados no sistema de esgotamento sanitário do município, entre elas, melhorias nas estruturas já existentes como tubulações, estações elevatórias que bombeiam o esgoto, aquisição de dispositivos de proteção para as estruturas, dentre outros.
Também será trabalhado um projeto de universalização do esgotamento sanitário para o município. Todas essas obras tem o objetivo de otimizar o funcionamento do sistema e evitar ocorrências de extravasamento nas ruas. Os recursos são oriundos do Tesouro Estadual e de uma linha de crédito do Banco do Nordeste.
Pelo plano de metas acordado entre a Cagece e a Prefeitura de Eusébio no ano passado, documento que renovou a concessão dos serviços de abastecimento de água e de esgoto, a meta para a abastecimento d’água é que até 2025 a cobertura, que hoje chega a 93,7%, atinja 100% do município. Já com relação a rede de coleta de esgoto, a meta tem um prazo mais estendido. Hoje a cobertura chega a 13,89% do município. Em 2025 deverá atingir 24,26% e em 2040 100% das residências.
Pela concessão a responsabilidade pela implantação de redes é da Cagece, que poderá também ser realizada em parceria. No caso da parceria, a concessão prevê que ficará a cargo da Cagece: o fornecimento de material, serviços de cadastro e assentamento de tubos, obras civis e aquisição de equipamentos. Já a Prefeitura Municipal ficará responsável pelos serviços de movimentação de terra e recomposição de pavimentos.