O Hospital Geral Dr. César Cals, localizado no Centro de Fortaleza, permanecerá fechado por tempo indeterminado após o incêndio de grandes proporções registrado na manhã desta quinta-feira (13). A informação foi confirmada pela secretária da Saúde do Ceará, Tânia Mara Coelho, que condicionou a reabertura da unidade à garantia total de segurança.
O incêndio teve início pouco antes das 11h, atingindo a área externa do hospital, especificamente a subestação de energia. As chamas foram controladas por volta de 11h30 pelo Corpo de Bombeiros. Segundo a Secretaria da Saúde, nenhuma área assistencial foi atingida e não houve feridos.
A fumaça e a necessidade de evacuação provocaram uma mobilização imediata de profissionais e populares. Ao todo, 117 bebês internados, incluindo recém-nascidos da UTI Neonatal, e 153 mulheres foram transferidos às pressas para outras unidades hospitalares da rede municipal e estadual. Os pacientes foram distribuídos entre oito hospitais de Fortaleza.
Imagens registradas por câmeras de segurança mostram o momento em que quatro incubadoras com bebês são levadas para dentro de uma loja de acessórios localizada no Beco da Poeira, centro comercial situado em frente ao hospital. Funcionárias do César Cals conectaram os equipamentos à rede elétrica do estabelecimento, enquanto populares auxiliaram na operação. Vídeos também mostram equipes retirando pacientes às pressas, em meio à fumaça que tomava o entorno da unidade.
Incêndio no Hospital César Cals em Fortaleza
A secretária da Saúde destacou que a prioridade agora é avaliar a estrutura física do prédio, que é quase centenário. “A gente só vai reabrir o hospital com total segurança, após fazer toda uma avaliação da estrutura. A gente precisa ter total segurança de que não vamos pôr em risco nenhum cidadão cearense”, afirmou.
Em nota, a Enel Distribuição Ceará informou que o incêndio foi provocado por um “defeito interno na rede de energia do próprio hospital”, cuja manutenção é responsabilidade da unidade. A concessionária realizou o desligamento emergencial da energia por precaução e enviou geradores e equipes técnicas para apoiar o trabalho das autoridades.
O Hospital Geral Dr. César Cals é a unidade mais antiga da rede pública estadual e referência em alta complexidade nos atendimentos de Ginecologia, Obstetrícia, Clínica Médica, Clínica Cirúrgica e Neonatologia. O equipamento é formado por dois prédios: o principal, que concentra internações, emergências, centro cirúrgico, imagem e endoscopia; e o anexo, que abriga serviços ambulatoriais, administrativos e epidemiológicos. A unidade mantém políticas de humanização, como visitas estendidas em UTIs e programas de acompanhamento de gestantes e idosos.
A avaliação estrutural deve definir quando a unidade poderá voltar a funcionar, mas ainda não há previsão para a reabertura.

