De acordo com a Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), mais de 1,7 milhão de doses da vacina contra o coronavírus foram aplicadas no Ceará até esta quarta-feira (21).Destas, 513.792 destinaram-se à aplicação da segunda dose. No entanto, muitas pessoas têm relatado dúvidas sobre como proceder caso adquiram a Sars-Cov-2 no mesmo período marcado para receber alguma dose do imunizante.
O Diário do Nordeste conversou com a Sesa e com as secretarias municipais de Saúde para sanar os questionamentos da população e conhecer as recomendações específicas sobre cada caso. Além disso, o médico infectologista Robério Leite comenta os principais tópicos sobre o assunto.Em primeiro lugar, se houver um atraso entre as doses, a pessoa não deve reiniciar o processo de vacinação desde o começo, ela apenas completa a dose que falta no tempo estipulado” ROBÉRIO LEITEInfectologista
PERDI UMA DOSE DA VACINA POR ESTAR COM COVID-19, O QUE DEVO FAZER?
Caso a pessoa seja diagnosticada com coronavírus, ela deve aguardar o período de 30 dias desde o início dos sintomas para realizar a aplicação do imunizante. Após aguardar o tempo necessário, ela deve procurar os postos de vacinação para realizar uma nova aplicação ou novo agendamento.
No caso da segunda dose, na capital cearense, é necessário que as pessoas levem aos locais de vacinação o cartão com a data prevista para a segunda dose, além do resultado positivo do teste da Covid-19 ou atestado médico que comprove a doença no período. As informações são da Secretaria Municipal de Saúde de Fortaleza.
Já os demais municípios recomendam que as pessoas dirijam-se aos postos apenas com o cartão de vacinação após aguardarem o tempo necessário de 30 dias estipulado no Plano Nacional de Vacinação, segundo o Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Ceará (Cosems).