A Prefeitura de Fortaleza firmou termos de colaboração com Organizações da Sociedade Civil (OSC) para o gerenciamento de creches em Fortaleza. Com a iniciativa, o município terá mais 1.020 vagas em creches para crianças de 1 a 3 anos, em comparação as vagas disponibilizadas no ano passado.
Os 109 termos foram assinados simbolicamente pelo prefeito José Sarto em reunião online realizada na terça-feira (20), com presença da secretária de Educação de Fortaleza, Dalila Saldanha, e dos representantes das 59 organizações participantes.
As organizações atenderam o chamamento público realizado pela Comissão de Licitação de Fortaleza, com o intuito de celebrar parcerias para o ano letivo de 2021 com entidades que já desenvolvem atividades educacionais. Com essa iniciativa, a Prefeitura passará a contar com mais 12 creches e ofertará 8.502 vagas.
Em 2020, foram disponibilizadas 7.482 matrículas. Para a secretária de Educação da Capital, Dalila Saldanha, a iniciativa vai ampliar o acesso a educação infantil, “pelo terceiro ano seguido Fortaleza é a capital que mais abriu vagas em Educação Infantil, especialmente na etapa creche. Agora chegaremos às comunidades onde o poder público ainda não alcançou, com apoio da sociedade civil”, destaca.
Benefícios que as crianças vão receber
As crianças matriculadas nessas creches receberão os mesmos benefícios das que estão matriculadas nas creches patrimoniais, isto é: fardamento, alimentação, kits pedagógicos, além de chips para acesso à internet, para participação das aulas remotas. Os alunos também receberão os kits alimentação. Os investimentos dessa operação totalizam R$ 44.871.653,63. As 12 creches se somam à construção de novas unidades que compõem o parque escolar municipal.