A Prefeitura de Eusébio, por intermédio da Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS) inicia, na segunda-feira (27), o pagamento do Programa Renda Mínima referente ao mês de Setembro/2021. Atualmente são beneficiadas 1.250 famílias eusebienses em situação de vulnerabilidade. O calendário de pagamento segue os mesmos critérios anteriores, seguindo a ordem alfabética dos cadastrados. Na segunda receberão os benefícios, as pessoas com os nomes iniciados pelas letras A ao D.
O calendário segue na terça-feira (28) com o pagamento dos beneficiários iniciados com as letras E ao L. Na quarta-feira (29) será a vez dos cadastrados com os nomes iniciados com a letra M e na quinta-feira (30) os pagamentos ficam encerrados com o recebimento dos recursos pelas pessoas com os nomes iniciados com as letras N ao Z.
O Renda Mínima é um programa municipal de distribuição de renda, que este ano chega ao seu 16º aniversário e complementa o valor recebido pelo Bolsa Família. Por exemplo, uma família que recebe R$ 189,00 do Bolsa Família, recebe mais R$ 711 do Renda Mínima. Para ter acesso ao programa é preciso fazer parte do Bolsa Família; residir há mais de cinco anos no município de Eusébio; ter filhos ou dependentes matriculados regularmente na rede pública de ensino, com frequência superior a 80%; destinar 40% dos recursos para a compra de alimentos no comércio local e cumprir 100 horas de trabalho por mês em repartições públicas municipais. O cumprimento dessas exigências são acompanhadas pela própria SDS.
O prefeito Acilon Gonçalves ressalta que o pagamento do Renda Mínima deve ser provisório, até que o provedor da família possa entrar no mercado de trabalho e passar a ter seu próprio sustento. “Para que isso ocorra, a prefeitura, através da Sala do Empreendedor, tem oferecido diversos cursos de capacitação e de profissionalização e também vem auxiliando na intermediação das pessoas junto ao mercado de trabalho. Temos tido muitas conquistas e as famílias que conseguem melhorar de vida cedem o lugar para outras famílias que se encontram em situação de pobreza,” destaca.